A digitalização mudou muitas empresas e criou condições para o desenvolvimento de novos negócios. Também fez uma diferença fundamental nas comunicações. As tecnologias digitais tornaram mais fácil para as pessoas se comunicarem e tornaram a conexão entre marcas e consumidores muito mais pessoal. Os novos meios pelos quais as empresas podem atingir seu público-alvo geraram a necessidade de profissionais com competências diferenciadas. Portanto, podemos chamar com segurança o consultor de marketing digital de um novo tipo de profissão.
Se em 2012 o investimento global em publicidade digital foi de apenas US $ 104,5 bilhões, este ano a projeção é de ultrapassar US $ 300 bilhões e crescer mais de 11% em 2022. Os anunciantes veem um potencial crescente na publicidade digital e seus investimentos estão aumentando junto com os recursos das plataformas da Internet. É por isso que as atribuições dos especialistas da área há muito não são apenas a veiculação de publicações publicitárias em redes sociais e banners nos sites. Seu objetivo é criar uma variedade de conteúdo online que alcance as pessoas certas e complemente a visão geral da marca. Pode ser um vídeo no Facebook, uma história no Instagram ou Snapchat, uma postagem no blog ou a foto de um influenciador.
No entanto, o trabalho dos consultores de marketing digital é mais analítico do que técnico. Eles podem trabalhar com anunciantes e agências de publicidade, desenvolvendo uma estratégia abrangente sobre onde e como apresentar as marcas, dependendo das especificidades do negócio e de seus usuários. Entre as responsabilidades dos consultores de marketing digital está a otimização da publicidade de forma a obter melhores resultados para as empresas. Assim, o foco dos especialistas está mais nos negócios do que na visão da publicidade.
O que um consultor de marketing digital faz?
Em primeiro lugar, a coisa mais importante que um consultor de marketing digital deve fazer é produzir um bom conteúdo. Em termos de promoção da marca, deve apelar ao público-alvo da forma mais adequada e simples. Aqui, o objetivo é priorizar as relações humanas e garantir a satisfação do cliente.
Vamos examinar o trabalho de um especialista:
- Dominando os canais de mídia social e aumentando o conhecimento da marca.
- Para acompanhar as inovações do setor em constante atualização.
- Apresentar anúncios de remarketing para trazer a marca para o primeiro plano.
- Para ter conhecimento sobre o Google Ads, painéis do Google Analytics.
- usando e-mail marketing e mobile marketing.
- Estabelecer uma estratégia de marketing e agir de acordo.
As habilidades e experiência necessárias
A alfabetização vem em primeiro lugar para quem deseja criar conteúdo. Uma impressão muito desagradável é deixada por boas ideias, que se concretizam com erros ortográficos. Então, o conhecimento de comunicação e as habilidades de design vêm como prioridade. Níveis especializados para consultores e instrutores também exigem habilidades de apresentação, educação em marketing, conhecimento profundo de redação, pelo menos treinamento básico em princípios fotográficos de composição e fotografia.
Meus desafios
O principal desafio é a dinâmica. O ambiente digital está mudando em um ritmo vertiginoso e a adaptação é uma ocorrência diária que muda constantemente as regras para um comportamento eficaz nas plataformas sociais. Esta é a razão pela qual os serviços especializados neste campo estão em alta demanda e existem muitos serviços pseudo-especializados.
Satisfações
Esse trabalho é para pessoas com muita energia e inspiração. O requisito filtra as pessoas de sucesso no nicho e, como resultado, se trabalha diariamente com pessoas criativas e inspiradoras que não suportam os sucessos de hoje e estão constantemente em busca de novas oportunidades. A segunda grande vantagem é a possibilidade de toda a equipe ser formada por nômades digitais. Devemos também enfatizar que o marketing digital é uma ferramenta excepcional de influência de massa, indispensável no desenvolvimento de campanhas e causas sociais. Os profissionais de marketing digital podem obter muita satisfação com seu trabalho se ajudarem a fazer acontecer ideias socialmente significativas.
Como será a mídia digital no futuro?
O futuro da mídia digital começou a mostrar seus sinais lentamente há 10 anos e, com o desenvolvimento da tecnologia, se espalhou hoje. Diz-se que o microchip Neuralink, do qual se fala muito nos dias de hoje, ficará preso ao cérebro humano e permitirá que a pessoa perceba com antecedência os problemas de saúde.
Imagine que você tem um carro e não o está dirigindo. Depois que o carro o deixa em casa, ele dirige sozinho para não ficar parado na porta. Embora possam não parecer um pouco convincentes, não tenho dúvidas de que entrarão em nossas vidas em alguns anos. Devo até dizer que no futuro, não importa o setor, as pessoas não trabalharão e os robôs tomarão seu lugar. Podemos ver robôs médicos operando em pessoas na mesa de operação.
Serviços prestados por um consultor de marketing digital
- Gerenciamento de mídia social
- Publicidade no Facebook e Instagram (gerente de negócios)
- Marketing de e-mail
- Marketing de influência
- Marketing para celular
- Google Ads (Sem-Search Engine Marketing)
- SEO (Search Engine Optimization)
- Google Analytics (relatórios)
Explicando melhor
O consultor de marketing digital ideal assume um papel ativo com o seu conhecimento e experiência neste processo, onde as empresas que pretendem adquirir novos clientes através dos canais digitais e manter uma comunicação mais saudável com os seus clientes existentes, traçam um roteiro adequado aos seus objetivos, mostram como para implementá-lo, e quando apropriado. O rápido desenvolvimento da tecnologia, o rápido crescimento de canais como Google, Facebook, Twitter e Instagram, que fazem parte dessa tecnologia e são utilizados por bilhões, também levaram ao surgimento de novos setores. Aqui, as pessoas que chamamos de consultores de marketing digital são as pessoas que dominam a dinâmica de todo esse ecossistema e sabem como isso pode ser usado para uma marca.
Não leva mais um dia para preparar e publicar um site corporativo ou um site de e-commerce. Por outro lado, publicar o site não significa nada por si só. Existem milhares, talvez até dezenas de milhares de sites servindo apenas no Brasil, e todos eles fazem um grande esforço para, de alguma forma, capturar seus clientes em potencial e envolvê-los. Com isso, as empresas precisam de playmakers que possam atuar de acordo com a dinâmica desse mundo e criam departamentos de marketing digital.
Em um departamento de marketing digital padrão, há 1 especialista em marketing digital, designer visual, especialista em mídia social, especialista em publicidade, redator de conteúdo e analista – pessoas que fazem relatórios. Dependendo do tamanho do trabalho, essa equipe pode se expandir.
Onde entra o consultor de marketing digital?
As pessoas que chamamos de consultores de marketing digital são, na verdade, pessoas que ganharam experiência em muitos campos, bem como seu conhecimento técnico, e viram muitos casos diferentes. Em outras palavras, deve ser mais experiente, mais equipado e capaz de agregar valor do que o departamento de marketing digital da empresa para a qual prestará consultoria.
Se é sentida uma ruptura no processo de marketing digital, se há um problema na operação, mas a localização exata do problema não pode ser resolvida – o que é experimentado em muitas empresas; isso resolverá o impasse e um consultor será necessário para a criação de um roteiro limpo. É aqui que entra o consultor de marketing digital.
Listando melhor seus serviços
- Podemos listar os benefícios que um consultor de marketing digital pode oferecer a seu cliente da seguinte forma:
- Para entender e explicar o setor e sua dinâmica,
- Para conhecer e interpretar os trabalhos realizados até agora,
- Examinando dados históricos,
- roteiro,
- Determinar as etapas estratégicas no âmbito da experiência e do conhecimento, juntamente com o roteiro,
- Para determinar a divisão de trabalho dentro do departamento,
- Antecipando problemas potenciais;
- Produzir planos B, C, D,
- Para entender a base dos problemas vividos até a situação atual e produzir soluções,
- Orientando sobre orçamentos de marketing e publicidade,
- Trabalhar com a equipe periodicamente para analisar a equipe e o processo, sendo um parceiro de solução na distância de contato de cotovelo
- Podemos dizer que essas são as principais atribuições de um consultor de marketing digital. Claro, esta lista pode ser expandida ou reduzida dependendo da situação.
Recursos de um consultor de marketing digital
- Conhecendo a comunicação nas redes sociais,
- Para conhecer a produção de conteúdo,
- Conhecendo anúncios de mídia social,
- Conhecimento de publicidade em mecanismos de pesquisa,
- sabe SEO,
- Para conhecer a dinâmica do e-commerce,
- Conhecer as automações de marketing e identificar as que são necessárias,
- Ter conhecimento de conceitos como ROI, ROAS, KPI, CPC, PPC,
- Para ser capaz de produzir soluções rápidas,
- Ser capaz de liderar uma equipe
- Para ser capaz de se comunicar corretamente com a equipe,
- Desenvolvendo estratégias coerentes.
Quando sua empresa precisa de um consultor digital?
Globalmente, o mercado de consultoria cresceu para mais de US $ 125 bilhões. A cada ano, muitas empresas contratam consultores para ajudá-las em diferentes tipos de projetos, desde a melhoria dos fluxos de trabalho e introdução da tecnologia da informação ao planejamento estratégico e gerenciamento de riscos. As empresas que oferecem serviços de consultoria incluem aquelas que oferecem uma gama completa de soluções e aquelas que se especializam em uma ou mais áreas específicas.
Nos últimos três anos, os serviços de consultoria digital têm sido cada vez mais procurados. Um dos principais motivos é o rápido desenvolvimento de novas tecnologias e sua penetração profunda na vida cotidiana. Você pode contratar uma empresa especializada que não só irá consultá-lo, mas também desenvolver projetos específicos para alcançar resultados reais na área digital.
Para empresas que buscam desenvolver novas ideias e inovar, a questão de quando contratar um consultor digital é fundamental. Nos últimos cinco anos, tem se tornado cada vez mais agudo, à medida que muitas das empresas já estabelecidas enfrentam uma concorrência crescente diante de novas empresas que aplicam inovações na esfera digital para aumentar sua participação no mercado. Veja os principais referenciais que o ajudarão a decidir em quais situações e para quais projetos é melhor contratar um consultor digital para trabalhar com sua equipe.
Ao criar uma estratégia digital
No estudo de modelos de negócios digitais competitivos
Ao criar um programa de marketing digital
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